01 novembro 2010

PEDROSA " o Roberto dos Veteranos de Canedo "

Iniciamos a primeira de várias entrevistas que contamos efectuar ao longo do ano, e para iniciar começamos pelo nosso amigo Pedrosa, um exemplo de veterania, companheirismo e de cidadania. Só não é exemplo na baliza, porque por vezes ele deixa a capoeira aberta e os frangos saem quando menos se espera...rsrsrsr..
Encontramos um atleta com ideias maduras nos vários temas abordados, procurando sempre fugir á polémica ou seja políticamente correcto, pois houve perguntas que preferiu não responder.
É um valor social e desportivo que não devemos perder, pois faz parte do futuro do nosso grupo, da amizade e do fair play(não fosse ele por vezes vítima no balneário).
Iniciou agora com esta entrevista o estrelato no desporto veterano. Não se admirem que no futuro passe a cobrar por cada entrevista dada,  aproveitem enquanto é de borla...façam boa leitura.

Vet. Canedo – Pedrosa qual foi a idade com que iniciastes o futebol federado ?

Pedrosa -Dei os meus primeiros passos no futebol federado quando tinha 10 anos (portanto já lá vão uns anitos)

Vet. Canedo – consideras o desporto essencial na formação e evolução de uma sociedade?
Pedrosa -Eu considero que sim, desde que os princípios que sejam empregues no desporto principalmente no desporto de formação sejam os mais correctos.

Vet. Can. – Foi importante na tua formação ?
Pedrosa - Na minha opinião o desporto foi uma base essencial na minha formação quer desportiva quer como Homem, porque me ajudou a compreender e a respeitar os outros e as suas opiniões e a sua forma de estar na vida. Isto porque tive o privilégio de nos meus primeiros anos de futebol ter tido treinadores que se preocupavam não só em nos ensinar a jogar futebol como também em nos ensinar bons princípios e a respeitar os outros.
Vet. Can. – Qual foram os clubes que tiveste o previlégio de representar ?
Pedrosa - Desde que me iniciei eu tive o privilégio de representar o GRIJÓ; U.LAMAS; FIÃES: LOUROSA: SERZEDO: LOBÃO: SANGUEDO: CANEDO.

Vet. Can. – Houve algum clube com sentimento especial ?
Pedrosa -Todos os clubes que representei me marcaram de uma forma ou de outra, uns pelo carinho com que me receberam, outros pela seriedade das pessoas. Mas no global tenho um sentimento bom em relação a todos eles .

Vet. Can. – Tens ideias precisas de como deveria funcionar o desporto distrital ?
Pedrosa - Em minha opinião não é só o desporto distrital mas sim todo o desporto em geral deve ser mais virado para a formação e menos para os fins a que actualmente se destinam. No nosso País cada vez menos temos possibilidades de sustentar o desporto nos moldes que hoje sustentamos.

Vet. Can. – Falando do presente, porquê o futebol veterano ?
Pedrosa - O futebol veterano surge no seguimento lógico de quem jogou tantos anos futebol federado e mantém o «bichinho».

Vet. Can. – Veio preencher algum vazio ?
Pedrosa - Não encaro isto como forma de preencher nenhum vazio mas sim como forma de retirar o prazer de jogar futebol sem aquelas preocupações dos pontos e dos treinos que por vezes nos obrigavam a não dar o valor que devíamos dar ao jogo por si só.

Vet. Can. – Porquê os veteranos de Canedo ?
Pedrosa - Os veteranos do Canedo, porque quando decidi deixar de jogar futebol federado, jogava no Canedo e tive alguns amigos que estavam ligados á recente criação da secção de veteranos no clube que me convidaram para me juntar a eles e eu como não tencionava abandonar o futebol de forma definitiva aceitei o convite com muito gosto.

Vet. Can. – O que mais te motiva no futebol veterano ?
Pedrosa - Motiva o gosto de jogar futebol com pessoas que acima de tudo gostam muito de jogar futebol, de uma maneira muito sadia e com vontade acima de tudo de se divertir com o jogo.

Vet. Can. – Existe alguma ideia ou projecto que gostasses de ver implementado nos Veteranos de Canedo ?
Pedrosa - Não ,acho que aos poucos vamos assimilando que isto não é só competição mas sim acima de tudo convívio e divertimento, e nós já vamos tendo esse espírito.

Vet. Canedo. – É saudável o ambiente nos veteranos ? Existe espírito de veterania ?
Pedrosa - -Acho que sim, existe como em todo o lado gente descontente mas é um ambiente muito bom. Quanto ao espírito de veterania eu dou dois exemplos que se passaram nas duas últimas semanas em que fomos jogar um jogo convívio com os veteranos do Penafiel a Penafiel e o jogo teve inicio pelas 19hrs e nós mesmo assim marcamos presença com um nº considerável de atletas, o outro exemplo é o do ultimo sábado em tivemos jogo com a Sanjoanense em S. J. Madeira pelas 19hrs debaixo de um temporal autêntico e as duas equipas não arredaram pé e bateram-se com galhardia até ao fim.

Vet. Can. – As brincadeiras de balneário ajudam a unir o grupo, ou criam desconfiança ?
Pedrosa - -As brincadeiras no balneário e no nosso site são muito boas e eu acho que são muito salutares desde que as pessoas as encarem da forma como devem ser encaradas que é como brincadeiras e não como forma de melindrar ninguém.

Vet. Can. – Achas que devemos dar prioridade á competição, ou á participação ?
Pedrosa - Numa competição como a que estamos inseridos a competição acaba por ser importante porque nos ajuda a manter mais unidos uma vez que jogamos todas as semanas durante bastantes meses e não nos deixa dispersar, mas no final o resultado é o que menos importa.

Vet. Can. – Achas valiosa a experiência de dirigente veterano ?
Pedrosa - Acho que a experiência de dirigente veterano me deu mais alguma coisa na minha vida, deu-me uma nova perspectiva que eu não tinha ,eu estive quase sempre do «outro lado ». Agora também sou da opinião que todos os elementos da nossa equipa devam passar por isso, essencialmente para verem que ás vezes são um bocado injustas as coisas que dizem e acima de tudo porque trazem novas ideias que são sempre importantes.

Vet. Can. – Uma mensagem de futuro para os teus colegas e amigos veteranos.
Pedrosa - Para o futuro dos veteranos e amigos de Canedo eu desejo que se mantenham unidos e se possível ajudem a nossa secção a crescer de uma maneira saudável e com um espírito de veterano em toda a acepção da palavra.

Um abraço para todos.


2 comentários:

Anónimo disse...

Entrevista, muito bem preparada e conduzida. Não fosse o entrevistador uma pessoa com larga experiência (Lembrem-se já foi Perfeito lá da terra). Numa abordagem geral penso que quer entrevistador quer o entrevistado estavam bem era a fazer comentários dos jogos das equipas dos distritais até ao escalão dos "traquinas".Pois tanto um como o outro,são desportivamente muito correctos .
Uma última nota para a primeira entrevista , cheira-me a tráfico de influências senão vejam são os únicos veteranos do CANEDO FC que só bebem ICE-TEA.
ASSINA: O ETERNO SUPLENTE.

Moreno disse...

Quero aqui deixar publicamento o meu respeito e admiraçao pela sua maneira de estar no desporto, e acima de tudo pelo GRANDE AMIGO !!!
Nunca vou esquecer um dos momentos mais infelizes da minha vida....e nesse momento estava lá o Pedrosa a evitar que o momento fosse ainda mais infeliz.São momentos que nunca se esquece
Um grande abraço amigo.